Posição correta e móveis adequados são indispensáveis para quem passar a maior parte do tempo sentado no escritório ou para quem usa o computador por muito tempo. Algumas regras de ergonomia ajudam a manter a saúde do corpo. Mas atenção: as regras de ergonomia devem se adaptar a cada pessoa; requerem individualidade. Algumas dicas:
• Dar preferência para cadeira reguláveis e de encosto na vertical. Perna e coxa devem formar um ângulo de 90º, quando sentado com postura correta.
• Sempre apoie os pés no chão. A medida ideal para mesas de trabalho ou estações é de 730mm de altura. As pessoas de baixa estatura devem regular a cadeira na altura que permita apoiar os cotovelos no tampo e coloque um apoio de pés; as pessoas de estatura alta precisam usar recursos de erguer a mesa ou estação de trabalho.
• A mesa de trabalho ou estação de trabalho, deve permitir que o cotovelo apóie por completo sobre o tampo, de maneira que braço e antebraço formem um ângulo de 90º. Quando do uso de teclado procurar aproximar-se ao máximo do móvel, empurrando o teclado para frente.
• A profundidade da mesa estação de trabalho deve ser suficiente para apoiar o monitor de vídeo, o teclado e todo o antebraço. As bordas do tampo deverão ter formato arredondado para evitar estrangulamento de artérias permitindo uma perfeita circulação do sangue.
• O monitor de vídeo deverá estar posicionado em altura que permita aos olhos estarem alinhados à tela evitando danos a coluna cervical. É recomendado a utilização de um dispositivo de regulagem de altura do monitor.
• A digitação deve ser uma operação confortável, qualquer sensação desagradável, deve ser corrigida imediatamente, antes que ocasione lesões irreversíveis.